A poesia concreta surgiu com o Concretismo, fase literária voltada para a valorização e incorporação dos aspectos geométricos à arte (música, poesia, artes plásticas).
Em 1952, a poesia concreta tem seu marco inicial através da publicação da revista “Noigrandes”, fundada por três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos.
Contudo, é em 1956, com a Exposição Nacional de Arte Concreta em São Paulo, que a poesia concreta se consolida como uma nova e inusitada vertente da literatura brasileira.
Em 1952, a poesia concreta tem seu marco inicial através da publicação da revista “Noigrandes”, fundada por três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos.
Contudo, é em 1956, com a Exposição Nacional de Arte Concreta em São Paulo, que a poesia concreta se consolida como uma nova e inusitada vertente da literatura brasileira.
O poema do Concretismo tem como característica primordial o uso das disponibilidades gráficas que as palavras possuem sem preocupações com a estética tradicional de começo, meio e fim e, por este motivo, é chamado de poema-objeto.
Outros atributos que podemos apontar deste tipo de poesia são:
- a eliminação do verso;
- o aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras;
- a exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos dos vocábulos;
- o uso de neologismos e termos estrangeiros;
- decomposição das palavras;
- possibilidades de múltiplas leituras.
Os principais poetas concretistas são: Décio Pignatari , Augusto de Campos e Haroldo de Campos.
Augusto de Campos, 1962.
* Os dados levantados para realização deste projeto em sala, foram extraídos do site:
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/poesia-concreta.htmOs livros Parque Di Versos e In Extremis de Carlos Fernando Leser foram a base de inspiração para a construção poética.
Professora Adriana Tavares Pimentel
Cite a fonte, professora. Plágio é crime!
ResponderExcluirhttp://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/poesia-concreta.htm
Obrigada por sua observação!
ExcluirPara montar os projetos que irão se realizarem na escola, navego em vários sites. Algumas fontes se perdem. Sempre que reparar em algo, sinta-se a vontade para citar.