terça-feira, 18 de agosto de 2015

Projeto sobre o livro “Reinações de Narizinho”



Justificativa:
Mostrar a diversidade criativa que pode ser encontrada em um texto. A partir das Reinações de Narizinho o aluno perceber o valor da cultura brasileira. Reafirmando a importância dos costumes das mais variadas regiões e preservação do meio ambiente. Resgatar as brincadeiras das cantigas de roda, canções, jogos antigos e receitas culinárias tradicionais. Inserir os alunos ao universo da literatura infanto-juvenil e fazê-los comparar lendas e personagens com sentimentos, costumes, ideias vividas no mundo atual.

Objetivo geral:
Apropriação de vocabulário culto causado pela fruição do texto.
Valorizar a cultura e o meio ambiente em que estamos inseridos.

Objetivos Específicos

Incentivar o hábito da leitura.
Oportunizar reconstruções dos personagens e histórias.
Melhorar a ortografia e vocabulário.
Apropriação de vocabulário culto causado pela fruição do texto (desconforto pelo linguajar).
Diferença na literatura da época e os livros da atualidade.
Desenvolver a criatividade na produção de textos e na ilustração de personagens e histórias;

Conteúdos
Língua Portuguesa: Textos narrativos nos gêneros de contos, lendas e fábulas dentro do tempo /espaço e das caracterização dos personagens.
Produção textual com a reescrita dos textos

Artes: Desenho, pintura, músicas e culinária.

Educação Física: Resgate de brincadeiras das cantigas de roda, canções, jogos antigos .

Língua Inglesa: Construções textuais em língua estrangeira.

Tempo: Acontecerá de setembro à novembro com todas as turmas da escola

Metodologia
2h/a
História e os personagens
Iniciar a aula questionando se ouviram falar do "Sítio do Pica Pau Amarelo". E, perguntar se conhecem os personagens do texto.
Falar sobre Monteiro Lobato e como surgiu o Sítio.
Ler um trecho de Reinações de Narizinho (sugerindo as primeiras 4 histórias)
Perguntar o significado de algumas palavras lidas no texto.
Colocá-las no quadro, solicitar que copiem e procurem seus significados nos dicionários copiando-os.
Reler os trechos em que estão inseridas e perguntar o que entenderam.
Após, falar sobre as características dos principais personagens.
Fechar a aula solicitando que se imaginem um dos personagens e que estão em uma aventura. Após, escrevam esta história em seus cadernos.

2h/a
Iniciar a aula lendo as histórias.
Pedir que desenhem seus personagens e respectivas histórias.
Fazer o fechamento com um painel das ilustrações.

2h/a
Iniciar a aula com um vídeo sobre “As Reinações de Narizinho”
Fazer um debate com o grupo perguntando se eles têm habilidades como os personagens (Pedrinho – caça e pescaria, Tio Barnabé – mundo animal, Visconde – livros, Tia Nastácia – culinária...)
Combinar uma demonstração de talentos aos moldes do Sítio, ou seja, caracterizados e dentro de um cenário criado por eles na escola.
(3 semanas de 2h/a)
Ensaios dos talentos

3h/a
Iniciar e encerrar a aula com as apresentações e filmagens.


Avaliação

A avaliação será contínua e individual para que possa ser levada em consideração os alunos em todas suas habilidades e ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário