INTRODUÇÃO: Pensando na compreensão dos vários gêneros textuais o projeto foi desenvolvido com o estudo dos contos de fadas, tendo em vista que nos acompanham desde a infância e são fontes de inspiração para reconstrução de histórias.
Expostos encontram-se alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 6º e 7º ano.
Os contos de fadas surgiram no século XVII na França. Chamavam-se “conte de fee” mas ganhou ênfase quando contadores de história como Charles Perrault adaptaram-os.
Os contos de fadas são uma narrativa curta, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal.
Caracteristicamente envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento, e apesar do nome, animais falantes são muito mais comuns do que as fadas, cairia melhor se si chamassem "contos dos animais falantes".
Segundo alguns psicólogos os contos de fadas seriam "psicodramas da infância" espelhando "lutas reais".Os contos de fadas tem o poder de ajudar as crianças a lidar com os conflitos internos que elas enfrentam no processo de crescimento.
Embora na sua forma original, os textos traziam temas sociais de conflitos em que as histórias eram contadas em reuniões sociais apenas para adultos, com o passar das décadas foram adaptados para serem contados as crianças.
Dividem-se em quatro etapas:
1. TRAVESSIA: leva o personagem principal a um lugar mágico com criaturas encantadas .
2. ENCONTRO:encontram obstáculos, criaturas do mau como bruxas, lobo mau, pessoas maus...
3. CONQUISTA: ocorre uma luta com seu inimigo onde o bem sempre vence o mau.
4. CELEBRAÇÃO :os personagens principais sempre se casam e vivem felizes para sempre.
JUSTIFICATIVA: O projeto nasceu da necessidade de estimular o gosto pela leitura e o desenvolvimento da escrita. Tendo em vista que o gênero conto está muito próximo das historias que os alunos conhecem até o 6º ano, sem o conhecimento teórico de sua estrutura, resolvi iniciar o estudo de gêneros textuais por ele e gramaticais através dele.
OBJETIVO: Incentivar os alunos a leitura além do escrito nas linhas.
Estimular o desenvolvimento da argumentação através de olhares a partir dos personagens dos contos.
Desenvolver a coesão e coerência de ideias.
Praticar reescrita de texto-fonte sem cometer o crime de plágio, fazer uso de paráfrase.
Perceber a diferença nos usos dos pronomes pessoais: eu e ele.
Entender o que é um narrador-autor e um narrador-personagem.
BIBLIOGRAFIA:
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
GRIMM, JACOB. http://www.kirjasto.sci.fi/jgrimm.htm
PROFESSORA ORIENTADORA:
Adriana Tavares Pimentel
Histórias produzidas pelos alunos:
1. Sobre os olhos da Rainha de Copas
Taila
2. O olho da carroça
Christofer
3. Branca de Neve
Stefani ,Samanta ,Ester.
4. A Cinderela e o seu ratinho
Micaela L.
5. A madrasta de Cinderela
Ana Rafaela
6. Eu sou a fada madrinha
Marilene Brizola
Luana R.
8. A procura da minha princesa
9. Os dois porquinhos e eu, o terceiro
http://alunosblogandotarefas.blogspot.com.br/2014/12/os-dois-porquinhos-e-eu-o-terceiro.html
Gabriele
Gabriele
10. O ratinho e a Cinderela
João Vitor
11. Cinderela e a abóbora mágica
Gabriel Steffen
12. Oh vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário